sexta-feira, 28 de maio de 2010

COMO O MARKETING DE MULTINÍVEL FUNCIONA?


Estes cinco passos ilustram como empresas de MMN (Marketing de Multinível) funcionam quando é feito de forma profissional.
1. Um representante de vendas (um distribuidor para uma empresa de MMN) primeiramente se torna efetivo na venda de um produto (cuidados especiais de pele, nutrição, etc.) ou um serviço (serviços jurídicos, serviços de Internet, serviços de turismo, etc.) para um cliente.

Quantos clientes um distribuidor deve obter dependerá do de remuneração da Empresa – tipicamente cerca de 20 clientes. Minha recomendação pessoal é obter suficientes clientes de tal forma que você possa obter clientes a vontade. De outra forma você não será capaz de treinar aqueles que você recrutar para obter clientes.

Não é eficiente obter muito mais do que 20 clientes, como uma empresa de MMN te paga para “você se duplicar”. Se você treinar 5 pessoas a obter 20 clientes, você será mais eficiente em levar seu valioso produto aos clientes do se você estiver somente distribuído produtos por você mesmo. Outras indústrias (tais como vendas diretas) lhe recompensarão por melhor obter muitos clientes; mas, eles não te recompensam por treinar outros representantes.
2. Recrutar uma pessoa e treiná-lo a obter clientes. Esta pessoa será chamada de seu “downline” (primeira linha).




3. Uma vez que seu representante pode obter clientes à vontade, então treine ele a recrutar outra pessoa.

4. Esteja seguro de que seu representante de vendas pode treinar seus novos representantes como conseguir clientes.

5. Então, você recruta UMA outra pessoa e repete as etapas de dois a quatro. Continue fazendo isto até que você consiga a renda mensal desejada.Eu repeti este ciclo 16 vezes e consegui milhões de dólares.

Como o plano de comissões funciona?

Plano de comissões, também chamado de plano de remuneração (plano de marketing), é como as empresas de MMN recompensam a produção de um distribuidor.

Nota: Todas as ilustrações abaixo são teóricas. Há muitos planos de remuneração e o plano de cada empresa é muito parecido. As ilustrações abaixo servem como uma explicação, não somente de como uma empresa funciona, mas por que elas são feitas do jeito que são.

Muito planos de remuneração de MMN podem parecer numa primeira olhada mais complicados porque todas as empresas (MMN ou outras) tentam encontrar uma forma de fazer o representante vender mais produtos. O desenvolvedor do plano de remuneração divide o dinheiro que é separado para comissão em diferentes “cestas”.

“Cesta 1” é para motivar o representante de vendas a vender produtos aos clientes. Isto é chamado de “comissão de varejo”.

Complementando, as empresas de MMN sabem que novos representantes de vendas não sabem vender os produtos e precisam ser treinados. Então eles (a empresa de MMN) criaram a “cesta 2” para encorajar representantes de vendas a treinar adequadamente novas pessoas. Quanto melhor for o treinamento, mais produtos são vendidos. Então a “cesta 2” é para premiar o “patrocinador” (que é o representante de vendas) pelo treinamento de seus novos representantes. Que não é somente lógico, mas muito inteligente.


A próxima “cesta” de comissão é para premiar representantes de vendas por se tornar e/ou encontrar líderes. As empresas de MMN desejam muito líderes, da mesma forma que qualquer não MMN quer. Empresas não MMN tipicamente vão a firmas que procuram executivos (Head Hunters, nota do tradutor) para encontrar líderes. Empresas MMN usam seus próprios representantes de vendas para encontrar líderes. Uma vez encontrado a empresa premiará o líder, assim como o representante de vendas que encontrou ou desenvolveu o líder – exatamente como uma empresa tradicional pagará a firma que procura executivos por encontrar líderes.


Na maioria das empresas de MMN, quanto maior o número de líderes você desenvolve, mais “cestas” são disponibilizados para você.


Um dos maiores desafios em criar um plano de remuneração para MMN é pagar muito em comissões, o que leva a empresa a falência. De outra forma, se a empresa não paga comissão suficiente, eles terão problemas para reter seus representantes de vendas e não atrairá ou desenvolverá bons líderes.

A forma que as empresas de sucesso encontraram para resolver este desafio complicado é fazer o plano de remuneração difícil de atingir... mas realizável por aqueles capazes de cumprir padrões de performance ESPECÍFICOS.

A opção contrária é fazer com que o plano de remuneração seja fácil de alcançar por todos. Mas, em seguida, todas as pessoas teriam um limite em sua renda por que a comissão disponível será dividida (ou dissipada) por todos. Empresas que usam este tipo de plano de remuneração nunca se tornam grande suficiente para serem notadas por que são incapazes de atrair líderes ou não há comissão suficiente para motivar ama pessoa a desenvolver as necessárias habilidades para se tornar líder.

Portanto é melhor fazer o plano de remuneração difícil de atingir. Mas, nem todo mundo tem que alcançar o topo da estrutura de comissões para ganhar uma renda muito boa. A maioria dos planos de remuneração são estruturados de modo que uma pessoa possa substituir seu salário ao atingir metade das comissões disponíveis ou “cestas”.

Todos os planos de remuneração são desenhados com base numa filosofia de quota ou padrões. A palavra quota significa: determinada produção. A palavra padrão significa: um nível a ser atingido. Então na sua forma mais básica, todos os planos de remuneração funcionam desta forma:

Se você não faz nada – você não ganha nada.

Se você faz “um pouquinho” – você ganha “um pouquinho” = somente “pote 1” (da ilustração acima).
Isto cria uma pequena renda-extra.

Se você faz “um pouco mais” – você ganha “um pouco mais” = “potes 1 e 2”.
Isto cria uma boa renda em tempo parcial.

Se você faz “tudo isso” – você ganha “tudo isso” = “potes 1, 2 e 3”
Isto substitui uma renda típica de um trabalho assalariado.

Se você é de alguma Forma capaz de fazer esta “enorme soma” – então você nos (a empresa de MMN) tem feito um serviço fantástico e nós vamos te recompensar com esta “enorme soma” = “potes 1 até 6”
Isto cria riqueza.

Cada pessoa que se associa a uma empresa de MMN escolhe qual o nível ela quer atingir, com base não em uma decisão mental, mas com base em resultados. Não há sistema mais gratificante que o que premia alguém com base nos resultados. O pior sistema é aquele que remunera com base no currículo, sua falácia, suas conexões familiares e sua atratividade.

Você nunca foi preterido numa promoção por que o filho do dono da empresa foi promovido no seu lugar? Talvez uma garota mais atrativa do que você? Talvez por uma pessoa que trabalha a mais tempo na empresa que você? Talvez uma pessoa que freqüentou um melhor colégio do que o seu? A única pessoa que merece promoção é aquela que produz mais para a empresa!

Se você acha que é desagradável que nem todo mundo atinja os mais altos níveis do plano de remuneração ou que apenas uns poucos cheguem ao “topo”, você pode querer pensar sobre isso: Em toda conquista ou realização existe padrões que têm que ser cumpridos.

Para fazer parte de qualquer equipe de esporte há padrões que devem ser atendidos para fazer parte daquele esporte. Para continuar e ser grande naquele esporte há padrões adicionais que devem ser atingidos.

Para ser jogador de golfe você simplesmente paga a alguns clubes para jogar algumas centenas de dólares e vai jogar golfe – este é o nível base “padrão” para participar. Para ser considerado
um bom golfista há padrões mais elevados que você deve cumprir, para ser um grande golfista há padrões ainda mais altos. Isto é verdade para todo esporte, todo negócio e toda profissão e até mesmo paternidade! Ter um filho não faz de você um grande pai.

Em MMN, para participar você compra um KIT de distribuidor barato. Isto é semelhante a dizer que você “joga golfe”. Não custa quase NADA para atingir este nível – portanto, muitos (milhões) podem atingir este padrão fácil.

Para ser grande em MMN (e desfrutar do estilo de vida que é oferecido) padrões de desempenho foram estabelecidos no plano de remuneração. Eles não são arbitrários; são linhas específicas de realização que qualquer um que queira aquele nível de realização possa cumprir.

Cumprir ou superar padrões de desempenho é a razão para alguém atingir o sucesso em MMN.

Concluindo sobre o plano de remuneração, quando decidir por uma empresa de MMN você deverá querer uma com uma estrutura difícil de atingir – mas uma que seja realizável. Você vai, naturalmente, ter que trabalhar para realizar e pode mesmo ter que aumentar o seu nível de
habilidade para alcançá-lo. Mas, as recompensas valem a pena o trabalho. Contanto que você tenha escolhido uma boa empresa. Isto, obviamente, não é diferente de qualquer outra indústria – se você colocar seu coração e sua alma como um empregado em uma empresa que reduz seu tamanho ou sai do negócio, você recomeça de novo.

É o mesmo com MMN

Próximo artigo recomendado: MMN é Legal? Quem Fala?


Artigo extraído do site http://www.firstclassmlm.com/ de Tim Sales do qual foi feita uma tradução livre por Fernando Matteoli de Moura.
Todos os comentários serão bem recebidos.

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