MLM (ou MMN no Brasil) é uma sigla para Marketing de Multi (Múltiplo) Nível (em inglês Multi Level Marketing), algumas vezes também chamado de Marketing de Rede ou Marketing de Relacionamento.
Como o nome sugere múltiplos níveis de pessoas estão comercializando um produto aos consumidores. Um representante de vendas (também chamado de distribuidor, membro, afiliado, sócio, ou associado) obtém clientes, recruta e treina outro representante de vendas a obter clientes.
Representante de vendas obtém clientes e treina outros representantes de vendas a obter clientes
Múltiplos níveis de marketing são atualmente o que todas empresas desejam (ambas as companhias MMN e não MMN). Se você já ouviu de uma empresa o tradicional anúncio “Indique um amigo e você receberá um desconto na próxima compra”, isto é um Marketing de Multi Nível. Academias de ginástica, imobiliárias, telecomunicações, e um número incontável de outras indústrias usam esta técnica. Profissionais (doutores, dentistas, contadores) vivem ou morrem com base no que seus clientes falam (indicam) a outras pessoas sobre eles. Todos estes negócios estão simplesmente tentando que clientes comuns anunciem ou comercializem seus produtos ou serviços para clientes em potencial.
A Companhia Tradicional
Em uma empresa não MMN o gerente de vendas e os representantes de vendas são contratados pela empresa. A empresa é limitada no número de representantes de vendas que podem contratar baseado nos recursos financeiros que a empresa tem para pagar salários e na sobrecarga que os gerentes de vendas podem suportar. Uma vez que o gerente de vendas esteja sobrecarregado, a empresa pode contratar outro gerente ou promover um representante de vendas a gerente. Isto pode ser chamado de marketing de múltipla lateralidade porque a empresa expande a organização horizontalmente comparando-se ao Marketing de Multi Nível, que expande sua organização verticalmente.
Empresas tradicionais (não MMN) usam Marketing de Múltipla lateralidade
A Empresa de Marketing de Multi Nível
Uma empresa MMN (de Marketing de Multi Nível) “começa” pelo recrutamento de uma pessoa que obtém clientes e recruta representantes de vendas (exatamente como acima em uma empresa tradicional). Mas, a cada representante de vendas é também dada à opção de se tornar um gerente, que também pode recrutar representantes de vendas. As empresas MMN somente pagam comissões, não salários; portanto, não há limitação no número de representantes de vendas e ou gerentes que a empresa MMN pode contratar. Isto é benéfico para a empresa, pois gera uma rápida expansão no número de representantes de vendas treinados. Isto também é benéfico aos representantes de vendas porque sua renda não é limitada a somente o que eles vendem – eles também podem ganhar comissões por terem treinado outros representantes de vendas.
MMN usa Marketing de Multi nível, que é similar ao marketing tradicional (veja a ilustração acima de “Marketing de Múltipla Lateralidade”) exceto por não haver limite de crescimento.
Muito simples e factualmente, MMN (Marketing de Multi Nível) é um dos cinco principais meios usados por uma empresa para vender e distribuir um produto ou um serviço a um cliente.
Todas as empresas (MMN ou tradicionais) têm uma característica em comum: elas provem um produto ou serviço que esperançosamente faz a vida de um cliente melhor. Uma vez que a empresa tenha tal produto ou serviço precisa torná-lo amplamente conhecido. Eles fazem isto pela distribuição. Há cinco principais meios de distribuir um produto ou serviço:
Cada um dos cinco métodos acima pode usar técnicas de um ou mais dos outros métodos para obter clientes. Explicando, uma Frente de Loja não é limitado a somente movimento de entrada de clientes na loja. Frente de Loja pode também anunciar em radio, televisão, jornais, revistas e correspondências (cartões postais, folhetos, etc.) direcionando prospectos aos locais das lojas. Isto pode aumentar o número de pessoas entrando nas lojas.
Semelhantemente, um distribuidor em uma empresa MMN pode usar alguns ou todos os outros quatro métodos assim como obter clientes através de amigos e da família. E, naturalmente, um dono de um Frente de loja (como, por exemplo, um restaurante) pode também falar com seus amigos e familiares sobre sua loja!
Então o que é MMN (Marketing de Multi Nível)? O ponto principal a ser entendido é que distribuir qualquer produto significa torná-lo conhecido. MMN e os outros quatro principais formas de distribuir um produto são simplesmente métodos usados para tornar um produto conhecido.
MMN é Orgânico
Organicamente, a indústria MMN é um modelo fantástico. Por “orgânico” significa que se você remover todo exagero e barulho e olhar para ele conceitualmente, ele é a mais pura forma para mover um produto a um cliente e a forma mais pura de ser remunerado. Veja aqui porque:
1. No estado orgânico uma pessoa compartilha um produto ou serviço valioso com outro (não porque eles terão lucro, mas porque o produto é valioso). “Eu gosto dele, pode ser que você também goste”. Isto é claro e puro.
2. Uma pessoa compartilha uma idéia de negócio com outra – este é o fundamento de todos os negócios durante toda a história. “Eu descobri um negócio que eu gosto e provavelmente você gostaria de trabalhar nele comigo”. Isto também é claro e puro.
3. A pessoa que compartilha o negócio com outra SOMENTE lucra SE a pessoa com que ele compartilha o negócio tem sucesso – isto é ultra-responsável, que é também claro e puro.
Estes três conceitos são os conceitos orgânicos do MLM e são absolutamente brilhantes.
Se você desnudar o marketing tradicional até o seu âmago, ele poderá ser uma pessoa escrevendo um anúncio e 98% das pessoas que revêem não respondem a ele (um top em marketing obtém uma resposta de 10%; a média é 2%).
Veja em volta e repare tudo que é necessário para levar um produto a um cliente num sentido “tradicional”, e você verá muitas ações e recursos perdidos. Você pode imaginar como ficará pura a vista de uma cidade se não houvessem anúncios? Pense no número de árvores que são consumidas em nome da publicidade, e materiais que terminam enchendo o chão.
Talvez uma boa forma de descrever MMN é demonstrar como MMN é o mesmo que uma empresa tradicional, e também como MMN é diferente. Veja o diagrama abaixo para uma forma visual.
Por favor, compreenda que eu não estou criticando o uso de árvores, o ambiente desordenado, ou publicidade – Eu estou simplesmente chamando a sua atenção para você olhar a quantidade de ações desnecessárias que são feitas para levar um produto a um cliente, comparável a simplicidade de uma pessoa comunicando com outra.
Próximo artigo recomendado: Como o Marketing de Multinível Funciona?
Artigo extraído do site http://www.firstclassmmn.com/ de Tim Sales ao qual foi feita uma tradução livre por Fernando Matteoli de Moura.
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