Quando falamos em “VENDAS” algumas pessoas não querem saber, pois não gostam de vendas por diversos motivos, quais sejam:
1. Acham que não têm jeito para vender por que nunca venderam nada para ninguém (neste caso estão muito enganadas, veja na seqüência do artigo);
2. Acham que têm que “empurrar um produto”, portanto, se tornariam chatas;
3. Já tiveram experiência negativa com algum vendedor, etc.
Mas, se você quer ter SUCESSO e conseguir chegar a LIBERDADE FINANCEIRA e realizar seus sonhos terá que se envolver com a comercialização de algum produto ou serviço, ou seja, a VENDA estará envolvida e você terá que aprender a vender. Tem pessoas que já nascem com o dom para vender, são poucas. À maioria das outras pessoas aprende as técnicas de vendas.
A arte de vender significa a arte de comunicar a uma pessoa os benefícios de um produto ou serviço e enquadrá-lo nas necessidades desta pessoa. Quando isto acontece à venda está realizada.
Em tudo na vida temos venda. Não se iluda todos os dias e em tudo a venda está envolvida. Por exemplo: quando acordamos pela manhã nos preparamos para vender a nossa imagem a alguém, ganhamos em troca, não dinheiro, mas respeito, amizade, consideração, confiança, carinho, amor. Quando trabalhamos e somos assalariados, vendemos nosso serviço a um patrão e ganhamos em troca de um salário.
Existem vendas que fazemos sem nos darmos conta e da qual não ganhamos nada em troca. Por exemplo, ao irmos ao cinema e assistirmos a um bom filme, indicamos este filme a várias pessoas, ou seja, por “indicação”, vendemos o filme para o dono do cinema sem nenhum pagamento em troca (aqui podemos ressaltar as duas coisas mencionadas acima, ou seja, benefício = boa diversão, necessidade = necessidade de uma boa diversão). Outro exemplo muito comum é o de um restaurante de que gostamos. Também vendemos a sua comida e o seu serviço a várias pessoas por “indicação”, sem nenhum ganho. Da mesma forma indicamos médicos, dentistas, fisioterapeutas, esteticistas, nutricionistas, advogados, etc. A “indicação” só acontece quando o produto ou o serviço é de qualidade e muito bom.
A nossa oportunidade se enquadra perfeitamente neste tipo de venda, ou seja, a “VENDA POR INDICAÇÃO” (só que com retorno financeiro), devido a produtos de alta qualidade e de resultados muito bons em vários aspectos. Chamamos também de compartilhar resultados. De qualquer forma existem muitas técnicas de vendas que são ensinadas que fazem com que a pessoa peça para comprar sem que você diga que quer vender. Nós as ensinaremos a você.
Quando falamos de oportunidade estamos falando de um negócio e negócio é diferente de emprego, ou seja, é necessário um pensamento empreendedor ou um instinto empreendedor e saber que estará envolvido com comercialização de produtos ou serviços. Neste caso a venda terá que acontecer. O “instinto empreendedor” será motivo de outro artigo. Quanto à venda falaremos a seguir.
Como estamos falando de venda temos que falar do segmento em que nós estamos associados, ou seja, à VENDA DIRETA.
O Segmento das Vendas Diretas é o único segmento que no ano passado não teve recessão com um crescimento de 14.1% no ano. Veja, abaixo, a reportagem do Jornal Empresas & Negócios de São Paulo que saiu na página 5 do dia 24 de fevereiro de 2010.
E do resultado do primeiro trimestre de 2010 que saiu no Jornal Diário do Comercio de Belo Horizonte na página 15 do dia 13 de maio de 2010.
Veja o vídeo no final do artigo
Vídeo - Vendas Diretas Negócio do Momento
Este segmento é regulamentado nos EUA pela DSA (Direct Selling Association ou Associação de Vendas Diretas) e no Brasil pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas). Estas associações definem regras, normas relativa ao funcionamento e a ética do mercado de vendas diretas.
É chamado de “VENDA DIRETA” porque a venda é feita por uma pessoa física, normalmente qualificada como autônoma, diretamente da fábrica ou do depósito da fábrica ao consumidor final. O “vendedor” é chamado de REPRESENTANTE, CONSULTOR ou DISTRIBUIDOR. É normalmente uma pessoa que trabalha a partir de casa. Não necessita de um ponto de vendas, seja ele loja, quiosque ou sala comercial.
SISTEMAS DE TRABALHO E VENDAS
Existem hoje vários métodos de trabalho. Com os problemas da vida moderna, principalmente nas grandes cidades o método de trabalho conhecido como porta-a-porta, não é mais usado. Cito, abaixo, alguns dos métodos mais usados:
1. O método mais usado e universal é a venda por catálogo feita de várias formas ou técnicas;
2. Outro método muito usado é o de indicação;
3. Um dos mais eficazes é o de demonstração de alguns produtos;
4. Método que dá muito resultado é a festa de inauguração e a festa de apresentação dos produtos aos amigos com uma comissão ao anfitrião pelo convite e uso do espaço;
5. A pesquisa de satisfação é um método recente e de muito resultado;
6. A Internet hoje é um método da era da Informatização e do conhecimento.
Existem vários outros métodos, um deles certamente combinará com o seu perfil, mesmo que você nunca tenha vendido nada e efetivamente não goste de venda.
Com o uso dos produtos você compartilha resultado, ou seja, e como ir ao cinema e assistir a um filme bom e compartilhar com parentes e amigos que você gostou do filme. Ou ir a um restaurante bom e informar aos parentes e amigos, ou ir a um médico, dentista, etc. e indicar o serviço destes profissionais para pessoas amigas. Este tipo de indicação é a forma mais eficaz de venda. Acontece que na maioria delas você não recebe nenhuma remuneração ou percentual pela venda feita.
Existem dois tipos de sistema de remuneração:
1. O sistema MONONÍVEL que apenas remunera pela comissão direta ao Representante ou Consultor. Normalmente ele tem um desconto na compra do produto na fábrica e coloca o markup (percentual de lucro) no produto para vendê-lo a um cliente. Este sistema só permite remuneração limitada por que não permite a duplicação.
2. O sistema MULTINÍVEL que remunera de várias formas ao Distribuidor, ou seja, comissiona pela venda dos produtos e pelo desenvolvimento de uma rede de distribuição através da duplicação e do ensino a outro Distribuidor das formas de trabalho. Temos a remuneração pela venda, pelo atacado, pela equipe e pelos líderes. A vantagem é que os rendimentos são ilimitados devido a possibilidade da duplicação e da alavancagem.
VANTAGENS DO SISTEMA MULTINÍVEL
As vantagens são muitas como citarei a seguir:
1. Você trabalha como um autônomo;
2. Não tem patrão;
3. Não precisa de funcionários;
4. Define o seu horário de trabalho;
5. Trabalho em tempo parcial ou integral;
6. Registro Simples;
7. Não precisa ter um CNPJ ou empresa registrada;
8. Rendimentos imediatos;
9. Pode trabalhar a partir de casa sem a necessidade de ter loja ou escritório;
10. O investimento é baixo;
11. Lucros diários e imediatos;
12. Não depende de habilidades prévias;
13. Treinamentos sobre tudo do negócio e constantes, inclusive sobre administração financeira, administração do tempo e motivação para o sucesso;
14. Empresa cuida da sua contabilidade em relação a movimentação dos produtos;
15. Comprar produtos com descontos para próprio uso;
16. Possibilidade de uma renda extra e de começar um “PLANO B” para a hipótese de sair do emprego;
17. Possibilidade de criar uma segurança financeira para complementar a aposentadoria;
18. Possibilidade de Liberdade Financeira.
Com tantas vantagens e com baixo risco e baixo investimento porque não experimentar?
Você pode trabalhar em tempo parcial, ou seja, enquanto você trabalha em tempo integral na sua sobrevivência, você trabalha em tempo parcial na sua LIBERDADE FINANCEIRA ou sua aposentadoria. Foi o que eu fiz e hoje trabalho em tempo integral na minha liberdade financeira e na minha aposentadoria. Estou também gerando uma herança financeira para minha filha.
Próximo artigo recomendado: O Exército das Vendas