quarta-feira, 21 de julho de 2010

O QUE MARKETING DE REDE REPRESENTA


“O Marketing de Rede utilizou o conceito de franchising, oferecendo aos empreendedores independentes um negócio de baixo risco, com toda a estrutura necessária e a possibilidade de se construir uma fonte de renda crescente a partir daí. Com algumas centenas de dólares, é possível adquirir o kit de vendas, todo o material de treinamento necessário e um estoque de produtos para começar logo a trabalhar”.
(John Milton Fogg)

O Marketing Multinível, amado ou ignorado, cresce como ideal para todos que o conhecem profundamente.
Mais que a chance de se fugir da ordinária dependência salarial – para as pessoas físicas – e de se atingir qualidade total – para pessoas jurídicas – este “negócio” representa uma revolução em toda a estrutura sócio-econômica que nós conhecemos.

Imagine que as empresas, ao adotarem sistemas de MMN – Marketing Multinível – diminuem seus gastos com publicidade e promoção de massa; aumentam sua força de vendas sem a necessidade de abrir novas lojas; terceirizam recrutamento, treinamento e motivação de novos vendedores; enxugam seus gastos com encargos sociais; adquirem um índice de fidelização muito acima da média; mantêm um cadastro atualizado de todos os seus consumidores e distribuidores; atingem crescimento exponencial em seu faturamento; iniciam expansão internacional com grandes facilidades; novos produtos e serviços são imediatamente absorvidos por grande parte dos seus consumidores …
As pessoas, por sua vez, ao desenvolverem parceria com alguma empresa de Marketing Multinível, podem ter os seguintes benefícios: abrem seu próprio negócio com investimentos irrisórios e potencial ilimitado; recebem treinamento individual e coletivo; seguem um padrão de sucesso comprovado; dobram ou triplicam suas receitas a curto prazo; têm mobilidade para trabalhar em qualquer horário; obtêm uma renda residual independente da sua presença física; constroem um patrimônio que pode ser vitalício e hereditário; expandem seus negócios para outros estados e países; atingem segurança financeira e liberdade de trabalho; recebem prêmios, viagens e reconhecimento público por sua atuação destacada; aumentam seu convívio social, inclusive com outras classes, etnias, religiões, nacionalidades …
Socialmente, a contribuição do Marketing Multinível é ainda mais expressiva.

Há muitos anos, as riquezas do mundo circulam, circulam e tendem a se acumular no patrimônio de quem já têm mais dinheiro. Como resultado, vemos as diferenças sócio-econômicas ampliadas a cada dia.
Não tenho dúvidas de que o principal problema do sistema capitalista se resume na famosa frase “dinheiro atrai dinheiro”, responsável pela mão única que escoa as riquezas do mundo para os mesmos pólos concentradores.
É exatamente neste ponto que o Marketing de Rede ganha força, pois permite que pessoas de baixo poder aquisitivo, às vezes sem instrução, possam ascender na escala social é melhorar de vida.

Ao solucionar brilhantemente o curso destas águas, funcionando como um fator de inversão inteligente e acessível a praticamente todas as pessoas, o Marketing Multinível pode, a médio prazo, unir e ampliar os mercados consumidores de todo o planeta.
Logicamente, as dificuldades ainda são maiores para quem mora longe das reuniões, não têm condução ou não têm dinheiro para investir tanto em produtos e treinamento, porém, como disse Charles Paul Conn em seu livro “Le rêve possible”: “Network Marketing oferece um sonho – que não é apenas um sonho – mas um sonho possível !”
Outro mérito do Marketing de Rede é a formação de um mercado abundante e ilimitado, onde o desemprego, ou melhor, a falta de trabalho, tende a desaparecer.

Eliminando parte destas varizes financeiras e criando um novo fluxo de distribuição de dinheiro baseado apenas na capacidade pessoal que cada um tem de trabalhar e produzir resultados, o Marketing de Rede pode vir a se tornar a grande profissão do futuro.
Com a maioria das etapas de produção delegadas aos computadores, é possível que a saída do “mundo sem empregos” de William Bridges seja a transformação de cada indivíduo em uma franquia de distribuição independente, que crescerá do zero à posição que mereça por seu trabalho. Além disto, pelo controle de um expressivo mercado consumidor, os distribuidores de destaque terão o poder de negociar preços cada vez mais competitivos com as suas empresas fornecedoras.

A partir do momento em que todas as pessoas podem se associar a empresas de MMN, vender produtos e gerar receita, todos podem consumir mais produtos e o dinheiro pode circular de mão em mão, formando um ciclo auto-sustentável.
Aplicado a quase todas as áreas comerciais com perfeição, o Marketing Multinível nada mais é do que a transformação das estruturas hierárquicas rígidas em uma imensa rede democrática de contatos comerciais. A riqueza de berço não mais garantirá aos herdeiros uma vida de excessos às custas do proletariado excluído da economia, visto que qualquer pessoa poderá iniciar um negócio próprio e ascender socialmente, se assim quiser.
Não é fácil juntar todas as peças, o assunto nunca se encerra, a cada dia surgem novidades e ainda estamos muito longe da perfeição, porém o Marketing Multinível é, sem sombra de dúvidas, o melhor caminho para se equilibrar a má distribuição de renda do nosso planeta.

Dentro deste novo quadro social, me assusta e fascina acreditar que estamos perto de um socialismo ideal, baseado (pasmem) na livre iniciativa!
Os meios de produção não são mais as maquinarias caras e segregadoras, mas as habilidades de se comunicar, vender, prestar bom atendimento, ajudar outras pessoas, ensinar, ser sincero … habilidades pessoais que todos – independendo de raça, credo, origem social, nível cultural e sexo – podem desenvolver a partir de seu interesse e esforço pessoal!

Eduardo e Andreia Carvalho

Próxima artigo recomendado: Como Analisar Um Novo Negócio

2 comentários:

  1. OLÁ FERNANDO,

    SEU TEXTO É UMA AULA.

    VOLTAREI SEMPRE AQUI PARA A PRENDER CADA VEZ MAIS.

    MUITO BOM!!!

    NA OPORTUNIDADE CONVIDO PARA QUE VENHA CONHECER O BLOG ”HUMOR EM TEXTO”.

    SÃO CRÔNICAS DE HUMOR, SOBRE OS RELACIONAMENTOS HUMANOS SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA.

    É UM BLOG QUE RESPEITA VOCÊ E MUITO MAIS AINDA O SEU COMENTÁRIO.

    SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “FILHOS DA MESMA MÃE?”

    SAIBA AS RAZÕES.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  2. Artigo interessante, para quem não conhece a dimensão do marketing de rede, deixo aqui a lista das 100 maiores empresas de venda directa e de marketing de rede

    ResponderExcluir